inLine News

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nossa atuação no PURO

| | 0 comentários

O PURO em CONSTRUÇÃO

No início de 2010, o Coletivo O Estudante em Construção começou a Construir um trabalho no PURO por entender as necessidades objetivas de um Movimento Estudantil que se colocasse contrário à precarização
desta Universidade.
Fizemos diversas reuniões com os estudantes do polo com o objetivo de pautar políticas para melhorar a situação da nossa Universidade de forma a convidar a todos a participar deste movimento.
Iniciamos nosso trabalho fazendo um abaixo assinado para que fosse colocado um sinal em frente ao Polo, o que foi negado pela prefeitura com a desculpa de que a estrada era via estadual. Promovemos um primeiro debate sobre a Criminalização da Pobreza: ECO Social - A Voz da Favela, com o palestrante Alexandre Dias (militante e morador da favela da Maré) e a professora Eblin, do curso de Serviço Social.
Ainda no primeiro Semestre participamos do 6º CONUFF defendendo uma interiorização de qualidade. No segundo semestre de 2010 fizemos um calourada com mesas sobre Cultura, Universidade e Conjuntura Nacional; Construímos o Plebiscito pela gratuidade da Universidade, contra os Cursos Pagos na Universidade Pública, inclusive promovendo um debate com professores do Polo, já que o DCE não os promoveu no PURO, se preocupando, como sempre, com a UFF de Niterói. Além disso, participamos também do Plebiscito Nacional pelo Limite da Terra que pretendeu criar um limite para a propriedade no Brasil, inclusive colocando uma urna aqui no polo.
Construímos também o Seminário Nacional de Educação Pública de Uberlândia que pretendeu reunir todos os coletivos e entidades estudantis que lutam pela gratuidade e qualidade e permanência da universidade pública. Finalizada com um ato na cidade com mais de 500 estudantes, lutando pela democracia nos espaços da Universidade e reivindicando o processo que foi aberto contra os alunos da Universidade federal de Uberlândia por terem se manifestado.
Estivemos na Feira de Movimentos Sociais da UFF, na qual expomos materiais e históricos do nosso movimento.
Participamos da Construção de um Ato de Estudantes do PURO, no qual ocorreu uma aula na Praça José Pereira Câmara. Após o ato fizemos uma caminhada até o PURO que culminou numa grande plenária. Depois disso, fomos com o conjunto de estudantes à prefeitura e conseguimos marcar uma audiência pública com o prefeito aqui no polo para tratar da liberação do terreno para Construção de mais salas de aula, o que foi conquistado pelos alunos depois de muita luta.
Fizemos um debate sobre o ENADE para os alunos de Serviço Social, convidando uma representante da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, no qual a maioria dos estudantes optou pelo boicote à prova, a partir do acumulo de que esta não era a forma adequada de avaliação do curso.
Nesse ano, construindo em Macaé o Movimento contra o aumento das passagens de R$2,30 para R$2,50. Realizamos mais uma agenda de atividades para recepção dos calouros, com debates sobre Universidade, Planejamento Urbano e Enchentes, fazendo uma campanha de doação junto a outros estudantes, e um debate sobre Movimento Estudantil.
Recentemente ajudamos a construir a Assembleia Geral do PURO, que reuniu alunos, professores, técnicos e funcionários para debater sobre a precarização do polo e as condições de estudo e trabalho que estamos passando, divulgando materiais e convocando todos a participarem. Agora estamos trabalhando para garantir o dia 25 de maio, dia de Mobilização do Polo, onde iremos participar do Conselho Universitário, levando nossas demandas para a Universidade e onde faremos diversas atividades de mobilização para mostrar a comunidade local a nossa real situação de precarização e para cobrar nossos direitos ao poder público.
E assim, continuamos construindo um Movimento Estudantil democrático, autônomo, que atenda as demandas dos estudantes e trabalhadores na defesa de uma Universidade de qualidade.
Por isso, convidamos a todos a construir esta luta conosco. juntos nos podemos!!!

VENHA CONHECER O COLETIVO O ESTUDANTE EM CONSTRUÇÃO


CONTATO - Raylane – 22 92348753 / Kezia – 22 98070647 / Winnie – 22 92265890 / Jonathan – 22 97266082

O que defende "O Estudante em Construção"


· Não ao processo de precarização da universidade proposto pelo Reuni. Melhorar as condições de ensino, pesquisa e extensão na universidade.

· Ampliação do número e do valor das bolsas de assistência estudantil que atualmente atendem a uma pequena parcela dos estudantes. Fazendo com que muitos acabem por não ter condições de ingressar ou se manter na universidade.

· Construção do alojamento estudantil que atenda à demanda dos estudantes que não tem condições de bancar seu transporte enquanto estudam na UFF.

· Aumento do número de professores de modo a permitir um ensino de boa qualidade e a manutenção de pesquisa e extensão.

· Integração com os movimentos sociais de estudantes e trabalhadores, como os pré-vestibulares populares, os movimentos populares e os sindicatos.

· Passe livre também para todos os estudantes, atuar junto com o Movimento Passe Livre (MPL).

.Movimento estudantil plural e democrático



Contato

Marcelo Ferrari (história) - 97350060
Reginaldo Costa (geografia) - 86329886
e-mail:
oestudanteemconstrucao@gmail.com
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=74637737



O "Estudante em Construção" é um coletivo de estudantes da Universidade Federal Fluminense, que surgiu sob a necessidade de se lutar por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Contra a restrição do acesso ao conhecimento.

Apesar de ser novo, o coletivo já tem grande atuação dentro da universidade. Participamos da ultima eleição do Diretório Central dos Estudantes, contribuindo na construção da chapa2 "Nada Será Como Antes". Construimos oposição à direção majoritária do DCE, por entender que esta não tem cumprido o papel de representar os reais interesses dos estudantes, como a fraca intervenção na luta contra o REUNI.

A universidade não é uma ilha. A luta dos trabalhadores é também a luta dos estudantes. A lógica neoliberal que promove a exploração de tantas pessoas é também a responsável pela degradação do ensino público e da exclusão de seu acesso à grande parte da classe trabalhadora, garatindo pelo vestibular.

A participação de todos é muito importante, para que possamos construir um movimento estudantil consequente, que avançe nas conquistas e não cruze os braços perante o processo de sucatemento das universidades públicas que tem se dado atualmente.

ESTUDANTES EM CONSTRUÇÃO: MÃOS À OBRA!!!


Agenda


Seminário do Coletivo "O Estudante em Construção"

CONFIRMADO!!!!!

Data:23/01/10
Local: DCE UFF

O Estudante em Construção - ECO

O Estudante em Construção - ECO